249

Evento marca entrega oficial de certificado de acreditação ACSA

[Cadastrada em: 11/03/2024, Elaine de Souza - ACI Famesp]


Nesta semana, dia 13/3, a partir das 10h, um evento, no auditório Sírius, vai marcar a entrega oficial da certificação da metodologia internacional ACSA ao Hospital Estadual de Bauru – unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo sob gestão da Famesp. A ACSA é a Agência de Qualidade da Saúde de Andaluzia, empresa europeia de certificação de acreditação hospitalar, presente em mais de 50 países pelo mundo. No Brasil, atua desde 2018, em parceria exclusiva com o IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde).

Além de diretores e gestores da Famesp e de unidades de saúde sob sua gestão, foram convidadas autoridades municipais, estaduais e federais, prefeitos e secretários de saúde da região de Bauru-SP, além de voluntários e colaboradores que atuam no HEB e fazem parte dessa história celebrada com essa acreditação.

Para o presidente da Famesp, Antonio Rugolo Junior, este certificado significa o trabalho de muitos anos de todos os colaboradores do Hospital, sem distinção, premiando a união e a dedicação em oferecer sempre uma assistência de qualidade e humanizada aos pacientes.

Rugolo afirma ainda que a expectativa agora é que todas as unidades gerenciadas pela Famesp recebam essa acreditação e mostrem o valor da assistência e todo o trabalho que desenvolvem. “Que todos percebam que estamos fazendo o melhor por eles, da melhor maneira possível”, acrescenta o presidente.

Todos os detalhes do evento serão divulgados em nossas redes sociais.
No instagram: https://www.instagram.com/famesposs/
No YouTube: https://www.youtube.com/c/FamespOSS


Histórico
O Hospital Estadual de Bauru “Dr. Arnaldo Prado Curvêllo” iniciou suas atividades em 04 de novembro de 2002 (e foi inaugurado oficialmente do 11 do mesmo mês) como parte de um programa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), pelo modelo de gestão de parceria entre Estado e as chamadas Organizações Sociais de Saúde (OSS). Considerando a forte parceria entre a SES e a Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp, a mesma foi escolhida como parceira nesse convênio. Para tanto, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) foi incumbida da interveniência do convênio entre SES e Unesp, porque a essa época a Famesp não possuía a qualificação de OSS.  Esse convênio perdurou até outubro de 2012.

Encerrado o convênio de gestão com a Unesp, por meio da Faculdade de Medicina de Botucatu, em novembro de 2012, a SES firmou Contrato de Gestão com a Famesp, agora qualificada como OSS – Organização Social de Saúde. Desde então, a gestão direta do Hospital é de responsabilidade da Famesp.