É criada a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), com a aprovação da Congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu, o que trouxe mais agilidade à gestão de recursos do Hospital das Clínicas (HCFMB). A resolução do Conselho Universitário é datada de 12/03/1981, com registro da criação da Famesp em Cartório em 15 de abril e início de suas atividades em 30 de junho do mesmo ano.
A Famesp passa a contribuir com diversos programas sociais. Hoje, colabora com: Associação Arte e Convívio, Centro de Convivência do Idoso - Aconchego, Projeto Jardim Peabiru, Creche Berçário Criança Feliz, Núcleo Assistencial Joana De Ângelis, Botucatu no Combate do Câncer de Mama.
A Famesp é interveniente no convênio Unesp/SES atuando na administração do Hospital Estadual Bauru (HEB). E, em 2012, assina contrato de gestão com a SES, passando a ser gestora do Hospital.
A Famesp é interveniente no convênio Unesp/SES, atuando na administração do Hospital Estadual Manoel de Abreu e da UTI do Hospital Geral de Promissão. E, em 2013, assina contrato de gestão com a SES, tornando-se gestora dessas unidades. Em 2015, a Famesp deixou de fazer a gestão desta UTI e, em 2018, encerrou o contrato de gestão com a SES para a administração do Manoel de Abreu.
A Famesp inicia as atividades administrativas como interveniente no convênio firmado em 2008 entre a Unesp e a SES, atuando nos AMEs do Governo do Estado de São Paulo. O primeiro a funcionar é o AME Bauru, em outubro.
Em outubro de 2010, o time de futsal feminino da Famesp/Unesp Botucatu é campeão da Taça Saúde, torneio promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
No dia 14 de dezembro de 2010, a Famesp instituiu seu primeiro Conselho de Administração. A posse representou as mudanças passadas pela Famesp para se tornar uma Organização Social de Saúde.
Em Julho, a Famesp é qualificada como Organização Social de Saúde e começa a firmar parcerias diretas com o Governo do Estado de São Paulo para gerir serviços de saúde, por meio de contratos de gestão.
Assume a gestão do Hospital de Base de Bauru em janeiro. Em abril, ocorre a abertura do AME Ourinhos, unidade estadual que ficou sob a gestão da Famesp até outubro de 2017. Em junho, a Famesp passa a apoiar a administração do Hospital Misericórdia Botucatuense.
Têm início programas próprios de Residência Médica da Famesp, com vagas para áreas básicas como Pediatria, Cirurgia Geral e Clínica Médica, com duração de dois anos.
Em 07/11/2014, é criado o Coletivo Famesp - iniciativa da apoiadora de humanização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o coletivo agrupa representantes das comissões internas das unidades da Fundação com o objetivo de contribuir para a aplicação prática da Política Estadual de Humanização (PEH) e da Política Nacional de Humanização (PNH), promovendo o debate e a troca de experiências entre os participantes.
Em agosto de 2015, é criada a Comissão de Humanização para Funcionários Famesp, com o objetivo de favorecer os processos de trabalho e disseminar a Política Estadual de Humanização. O alinhamento das ações da Comissão e do Grupo Técnico acontece mensalmente com a mediação da articuladora de humanização da região.
Em 14/05/2015 é criada a Comissão de Humanização da Famesp, com o objetivo de unificar a implantação das ações da Política Estadual de Humanização (PEH) em todas as unidades sob gestão da Fundação.
Em dezembro de 2017, a Famesp foi premiada com o Troféu Atitude de Ouro pelo post que o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) fez em sua página no Facebook e que teve grande repercussão, após uma ação de flashmob, feita para a campanha do McDia Feliz, em Botucatu (SP).
Novo presidente - Desde 27 de abril de 2018, a Famesp conta com novo diretor-presidente em exercício. Com a saída do professor doutor Antonio Rugolo Jr., que foi nomeado oficialmente como secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), quem assumiu a presidência foi o médico e professor doutor Trajano Sardenberg, que era o vice-presidente da entidade desde 2015.
Na Coordenadoria de Serviços de Saúde - a médica pneumologista Deborah Maciel Cavalcanti Rosa assumiu, pro-tempore, a função que também era ocupada pelo professor doutor Antonio Rugolo Jr. à frente da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Famesp, na gestão de unidades hospitalares, como Hospital Estadual Bauru (HEB), Hospital de Base de Bauru (HBB) e Maternidade Santa Isabel (MSI), e de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME´s) em Bauru, Itapetininga e Tupã. Sua indicação foi aprovada oficialmente no último dia 08 de maio em reunião do Conselho de Administração da Famesp, com designação oficial como coordenadora de assistência à saúde registrada em comunicado emitido em 09 de maio de 2018 pelo presidente do Conselho, professor doutor Pasqual Barretti.