280

Dia mundial do rim terá ações educativas no HBB, HEB e AME

[Cadastrada em: 11/03/2024, Elaine de Souza - ACI Famesp]


O Dia Mundial do Rim é celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março. Nesse ano, a data será comemorada no dia 14/3 (quinta-feira).

As unidades de saúde sob gestão da Famesp habitualmente marcam a data com ações educativas que promovem a saúde renal e, consequentemente, visam prevenir doenças que afetam o rim, especialmente aquelas que se tornam crônicas.

 

No Hospital de Base de Bauru

Dia 14, das 9h às 11h, em frente à portaria 1, o Hospital de Base de Bauru (HBB) promoverá um evento em conjunto com a Associação Bauruense de Apoio e Assistência ao Renal Crônico (Abrec) para debater o tema com uma programação focada em atividades de prevenção.

O médico nefrologista Alexandre Brabo vai falar sobre a importância da campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) que neste ano destaca o tema “Porque todos têm direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

O evento contará com depoimentos de pacientes com relatos da experiência deles com o diagnóstico, tratamento e com o transplante renal.

Ao longo da manhã, a população está convidada para fazer aferição dos sinais vitais nos estandes montados no hall da Portaria 1 (escadaria) do HBB. A iniciativa conta também com a parceria do Lions Clube e da UNIP.


No Hospital Estadual de Bauru
Também na quinta-feira, 14, entre 9h e 16h, atividades educativas e lúdicas serão realizadas em unidades do Hospital Estadual, como Pediatria, Ambulatórios e Hemodiálise, com o tema "Cuide de seus rins agora e sempre!".


No AME Bauru
No AME Bauru, a data será comemorada na sexta-feira, dia 15, das 9h às 11h, com palestras de nutrição e serviço social para colaboradores, pacientes e acompanhantes com foco no direito ao acesso ao diagnóstico e tratamento de doença renal crônica e formas de prevenção da doença.