167

AME Bauru ultrapassa os 3 milhões de atendimentos

- Cadastrada em: 27/01/2023, Ronaldo Diegoli, ACI-Famesp

Em 28 de janeiro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Bauru comemora o seu 13º aniversário com marcas importantes no atendimento da saúde de Bauru e de outras cidades pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS-VI). Unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o AME Bauru, sob gestão da Famesp desde o início de suas atividades, chega a 1,7 milhão de exames realizados, 43 mil cirurgias e nesse último dezembro somou mais de 1,1 milhão de consultas. Mas além de números de destaque, a busca constante por modernização, a qualidade nos processos, a responsabilidade social e, principalmente, a assistência humanizada aos pacientes atendidos são características presentes na gestão do ambulatório.

"Hoje, após um trabalho minucioso, estamos plenamente integrados e envolvidos com os diversos entes da saúde pública de Bauru e da região. Então, celebramos esta data, tão importante, buscando intensificar o papel do AME, agilizando diagnósticos e contribuindo para que tenhamos uma rede de saúde cada vez mais resolutiva", avalia o presidente da Famesp, Antonio Rugolo Junior.

Para a diretora do AME Bauru, Roberta Fiuza Ramos, o engajamento da equipe e o olhar humanizado para cada paciente que passa pela unidade vem fazendo a diferença. "Desde a entrada do paciente e seu acompanhante na unidade, existe um fluxo estudado, com processos avaliados continuamente, e os colaboradores possuem entendimento e trabalham de forma integrada para que esse fluxo funcione, sem esquecer também do olhar humanizado, seja identificando as necessidades específicas dos usuários, se comunicando adequadamente, na rotina da assistência, ou mesmo realizando campanhas de prevenção da saúde voltadas à comunidade". Na integração do AME Bauru com o complexo de saúde regional, por intermédio do DRS-VI, Ramos lembra do sucesso de um projeto de apoio matricial implantado pouco antes do início da pandemia, no início de 2020, que propõe a realização de encontros, muitos deles por videoconferência. "Essa troca de saberes e experiências entre os colaboradores do AME Bauru e os profissionais das equipes de atenção primária dos 18 municípios pertencentes à microrregião de saúde de Bauru capacitou diversos profissionais da rede primária de saúde mesmo distantes, por meio de encontros virtuais de matriciamento, envolvendo especialistas e equipes multiprofissionais".

Conceito de matriciamento
O Apoio Matricial é uma estratégia que propõe um novo arranjo organizacional para gestão dos processos de trabalho, visa ampliar as ações em saúde a partir da articulação, do compartilhamento de saberes e de novas práticas de saúde entre as equipes envolvidas.

Modelo inovador
Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) surgiram na estrutura da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) como uma nova proposta de atendimento dentro do serviço de saúde pública, oferecendo consulta especializada, exames de apoio e diagnóstico e pequenas e médias cirurgias dentro da mesma unidade. O idealizador desse projeto foi o médico sanitarista Luiz Roberto Barradas Barata (1953-2010), também responsável por consolidar as Organizações Sociais de Saúde (OSS), a exemplo da Famesp, no Estado de São Paulo, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS).

AME em Números
O Ambulatório Médico de Especialidades Bauru “Dr. Jair Marcelino Filho” (AME) atende cerca de 12 mil pacientes por mês e já realizou mais de 3 milhões de atendimentos, entre consultas, cirurgias ambulatoriais e exames de apoio e diagnóstico. São mais de 1,1 milhão de consultas somando áreas médicas e não médicas, como enfermagem, farmácia, serviço social, fonoaudiologia, nutrição e psicologia; mais de 43 mil cirurgias ambulatoriais; e, mais de 1,7 milhão de exames para diagnóstico.

A unidade oferece, atualmente, 38 especialidades médicas e a sua atuação abrange populações de 18 municípios da microrregião compreendida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru. Entre as especialidades ofertadas para a rede, destaca-se a chamada “linha de cuidado” para diabetes, oferecendo consultas multidisciplinares e atendimento contínuo para estas patologias.