55

AME Bauru mantém horário normal de atendimento na pandemia

Cadastrada em: 28/04/2021, ACI-Famesp

Com normas de segurança sanitária, unidade segue rotina de consultas e exames e pede que pacientes mantenham dados cadastrais atualizados

Triagem e sala de espera externa
Proteção de acrílico nos guichês e distanciamento de assentos
Balcão de recepção com distanciamento e proteção em acrílico

O Ambulatório Médico de Especialidades de Bauru (AME), unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp, informa a população que está seguindo normalmente a rotina de atendimentos durante a pandemia do novo coronavírus, funcionando de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 19h e aos sábados, das 6h30 às 13 horas. O ambulatório atende, em média, 12 mil pacientes por mês, ofertando consultas, cirurgias ambulatoriais e exames de apoio diagnóstico. É importante que os pacientes agendados compareçam aos atendimentos, evitando perder a data do agendamento e atrasar as investigações para diagnóstico de doenças. Caso o paciente precise desmarcar consultas de retorno ou exames pedidos por médicos do próprio AME, deve avisar com 24 horas de antecedência para que outro paciente possa ser chamado em seu lugar. O telefone para comunicação com o AME é (14) 3235-8500. O contato também pode ser feito pelo e-mail callcenter.amebauru@famesp.org.br . Primeiras consultas ou exames pedidos por outros serviços devem ser desmarcados diretamente com o solicitante, como, por exemplo, as unidades básicas de saúde.

“É preciso entender que a falta interrompe a sequência de atendimentos, impede que outro paciente seja atendido e atrasa o diagnóstico de quem faltou. Nossa equipe comparece diariamente na unidade com o compromisso de oferecer o seu melhor ao paciente. Por isso, contamos com a presença dele”, destaca a gerente de Enfermagem do AME Bauru, Fernanda Rosa.  Em caso de duas faltas consecutivas automaticamente o paciente recebe alta do ambulatório. E, para retornar será necessário recomeçar todo o processo, indo a uma Unidade Básica de Saúde e aguardando novo encaminhamento para o AME.

Fernanda Rosa ressalta ainda que o Ambulatório segue todas as normas da Vigilância Sanitária e de outros órgãos reguladores que definem os protocolos para prevenção de contaminação do vírus da Covid-19. “Os pacientes podem se dirigir ao AME para os atendimentos agendados com segurança, pois serão recebidos de acordo com as normas vigentes”, reforça.

Entre as medidas adotadas desde o início da pandemia, em março de 2020, estão triagem na entrada do ambulatório com oferta de álcool em gel e abordagem de sintomas; espaçamento de assentos nas salas de espera; mapa de risco diário para análise de aglomeração; uso obrigatório de máscara; proteção em todos os guichês; restrição de acompanhantes; álcool em gel disponível nas salas de espera; e, montagem de tendas e sala de espera na parte externa do ambulatório.


Mais de 2,6 milhões de atendimentos

Em 11 anos de atuação, o AME Bauru já realizou 2,6 milhões de atendimentos, entre consultas, cirurgias ambulatoriais e exames de apoio e diagnóstico. São mais de 1 milhão de consultas somando áreas médicas e não médicas, como enfermagem, farmácia, serviço social, fonoaudiologia, nutrição e psicologia; mais de 35 mil cirurgias ambulatoriais; e, mais de 1,5 milhão de exames para diagnóstico.

A unidade oferece, atualmente, 38 especialidades médicas e a sua atuação abrange populações de 18 municípios da microrregião compreendida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru. Entre as especialidades ofertadas para a rede, destaca-se a chamada “linha de cuidado” para diabetes, oferecendo consultas multidisciplinares e atendimento contínuo para estas patologias. Todos os agendamentos são realizados por serviços da rede municipal e estadual por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).

O Ambulatório Médico de Especialidades AME-Bauru fica na Rua Rubens Arruda, quadra: 07, sem número. Telefone: (14) 3235-8500. E-mail callcenter.amebauru@famesp.org.br .