1206

HEB investe em gestão participativa

[Cadastrada em: 16/05/2023, Elaine de Souza - ACI Famesp]


Ontem, dia 15/5, a diretora executiva do Hospital Estadual de Bauru, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, esteve em reunião com representantes de todos os setores para dar sequência aos trabalhos de gestão participativa.

Nesta etapa, foram formados 4 grupos: Comunicação e processos de trabalho; Treinamento, Seleção e Programa de desenvolvimento profissional; Salários e benefícios/RH; e, Infraestrutura e equipamentos.

A ideia é fazer uma varredura em cada uma dessas áreas para apontar soluções para eventuais problemas. Além do uso de uma ferramenta já conhecida pelas lideranças, que é a 5W2H – ferramenta de gestão parecida com um checklist, por meio da qual responde-se a sete perguntas-chaves para se resolver problemas (- O que será feito? - Quem o fará? - Quando será feito? - Onde será feito? - Por que será feito? - Como será feito? - Qual o custo?), o grupo foi apresentado a outra importante ferramenta: GUT.

Essa é a sigla para Gravidade, Urgência e Tendência. Por meio dessa ferramenta é possível definir as prioridades das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas. A GUT é conhecida por ajudar na elaboração de planos de ação.  É uma matriz de prioridades que pode ser muito útil em ambientes tão complexos, como um Hospital do porte do Estadual, que conta com mais de 1.700 trabalhadores, mais de 80 setores diferentes e com uma estrutura terciária com ofertas de serviços a pacientes de 38 municípios da região de Bauru, podendo atender a totalidade do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI), que engloba 68 cidades.

O próximo passo, envolve um trabalho de três meses com ação dos quatro grupos criados.

O que é Gestão Participativa?
Gestão Participativa é uma estratégia transversal, presente nos processos cotidianos da gestão do SUS, que possibilita a formulação e a deliberação pelo conjunto de atores no processo de controle social. Requer a adoção de práticas e mecanismos que efetivem a participação dos profissionais de saúde e da comunidade. No HEB, é uma prática adotada desde 2015, quando a médica pneumologista Deborah Maciel Cavalcanti Rosa assumiu a diretoria executiva da unidade hospitalar e montou um time para pensar a gestão em conjunto e achar as melhores soluções para a rotina hospitalar.  

#GestaoParticipativa #SUS #HEB #GestaoFamesp