5

Lucy Montoro Botucatu promove roda de conversa sobre doenças raras

- Cadastrada em: Assessoria de Comunicação e Imprensa - Famesp (sede)

No dia 25 de fevereiro, o Lucy Montoro Botucatu realizou uma ação especial em alusão ao mês de conscientização das Doenças e Síndromes Raras. A iniciativa contou com uma roda de conversa abordando o tema “Além do diagnóstico: vivendo com doenças raras”, realizada com Eni Arruda da Silva e André Henrique de Souza, paciente e ex-paciente da unidade.

Durante o encontro, os convidados compartilharam experiências, desafios e aprendizados vivenciados na jornada com a Doença de Charcot-Marie-Tooth, também conhecida como atrofia muscular peroneal. A condição é considerada rara e afeta o sistema nervoso periférico, podendo causar fraqueza e atrofia muscular.

O momento foi marcado por escuta, troca e reflexão, reforçando a importância de ampliar o diálogo sobre as doenças raras e de promover informação qualificada aos pacientes, familiares e colaboradores da unidade.

A ação evidenciou que, por trás de cada diagnóstico, há uma pessoa com história, sonhos e potencialidades. O Lucy Montoro Botucatu agradece aos pacientes que compartilharam suas trajetórias e a todos que participaram com atenção e sensibilidade, fortalecendo o cuidado centrado na pessoa.