SAEI-DAM realiza ação de conscientização sobre HIV e ISTs em loja de departamento de Botucatu
- Cadastrada em: Assessoria de Comunicação e Imprensa - Famesp (sede)A convite da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de uma loja de departamento de Botucatu, o Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM) promoveu, na sexta-feira pré-carnaval (13/02), uma ação de conscientização e educação em saúde voltada aos colaboradores da unidade.

A atividade teve como objetivo orientar sobre HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), abordando formas de prevenção, diagnóstico, tratamento e a importância do acesso à informação como estratégia fundamental no combate ao estigma e na promoção da saúde. A ação contou com a participação da médica infectologista Dra. Juliana Olsen e da farmacêutica Vania Vieira de Melo Fagundes Vidal, ambas do SAEI-DAM, que conduziram as orientações e esclareceram dúvidas dos colaboradores.
A iniciativa integrou as ações internas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) voltadas à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores, promovendo um espaço de escuta, diálogo e troca de informações dentro do ambiente de trabalho. Segundo Najara Cristina, apoio de caixa da loja e integrante da organização da atividade, levar esse tipo de conteúdo para dentro da rotina profissional é essencial. “Nós trazemos aqui para o ambiente de trabalho temas como saúde mental, sífilis e HIV. É muito importante trazer essas informações para esclarecer as dúvidas de todos os colaboradores”, destacou.
Para Diana, integrante da CIPA, a ação reforça o cuidado com a saúde dos colaboradores. “É muito importante esse momento de tirar um tempinho para falar sobre a saúde de todos. Fazer essa pausa no trabalho para que eles tenham esse ambiente de tirar dúvidas e compartilhar experiências. Os colaboradores sempre agradecem e dizem que é muito raro ter essa preocupação com a saúde de cada um”, afirmou.
A presença do SAEI-DAM em ações externas reforça o compromisso do serviço com a promoção da saúde, a prevenção das ISTs e a ampliação do acesso à informação qualificada, contribuindo para a conscientização em diferentes espaços da comunidade e fortalecendo estratégias de cuidado integral.





