22

SAEI-DAM promoveu a 4ª edição da Jornada Multiprofissional de HIV/aids

- Cadastrada em: Assessoria de Comunicação e Imprensa - Famesp (sede)

Na última sexta-feira, 28, o Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI/DAM), unidade própria da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) promoveu a 4ª edição da Jornada Multiprofissional de HIV/aids do SAEI-DAM, um evento anual realizado no Salão Nobre da FMB/Unesp em prol da atualização, troca de conhecimentos e debates sobre estratégias que fortalecem o cuidado e o acompanhamento de pessoas que vivem com HIV/Aids. Em 2025, a jornada abordou o tema "Adesão: Caminhos para o Sucesso Terapêutico no HIV".

O evento começou com uma apresentação de piano de Vital Walter, pianista e regente que encantou o público presente com obras brasileiras.

 

Com foco no cuidado integral dos pacientes, a jornada reuniu especialistas que compartilharam experiências, evidências e estratégias práticas voltadas ao fortalecimento da adesão ao tratamento do HIV. Ao longo das apresentações, foram discutidos temas como o papel da equipe multiprofissional no vínculo com o paciente, os desafios enfrentados por populações vulneráveis, as melhores práticas para promover a adesão nos serviços especializados e a simplificação dos esquemas terapêuticos como ferramenta para melhorar os resultados clínicos.

 

As falas reforçaram a importância da atuação integrada, da escuta qualificada e da personalização do cuidado como pilares para garantir continuidade do tratamento e qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV/aids. Para a Dra. Lenice do Rosário, diretora técnica do SAEI/DAM, a programação do evento evidenciou o objetivo da jornada, pois promoveu ricas trocas entre profissionais da área da saúde. “A adesão é um tema desafiador, mas que precisa ser discutido!”, reforçou.

 

A mesa de abertura contou com a presença das seguintes autoridades: vice-diretor-presidente da Famesp, Dr. Trajano Sardenberg, representando o diretor-presidente, Dr. Pasqual Barretti; a gerente multiprofissional Cristiane Chiloff, representando o superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), José Carlos Souza Trindade Filho; e o diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza; a coordenadora do Programa IST/Aids de Botucatu, Thais Renata de Jesus e Santos; e a Dra. Lenice do Rosário de Souza.

 

O encontro foi encerrado com um sorteio entre os participantes presentes.