35

SAEI-DAM promove campanhas de reciclagem que transformam blisters e tampinhas de garrafa em ações sociais e ambientais em Botucatu

[Assessoria de Comunicação Institucional Famesp | Botucatu]


O Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM) de Botucatu, unidade própria da Famesp, mantém uma parceria ativa com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) para a campanha de reciclagem de blisters (cartelas vazias de medicamentos), reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Uma ação interna da unidade também coleta tampas de garrafas de plástico para a confecção de casinhas para cães.

Transformando resíduos em madeira plástica

A iniciativa em parceria com o HCFMB funciona de forma prática e acessível: pacientes, acompanhantes e colaboradores do SAEI-DAM podem depositar as cartelas vazias de medicamentos em pontos de coleta estrategicamente posicionados dentro do serviço. O material recolhido é transportado até o Hospital das Clínicas, que, ao acumular uma quantidade significativa, encaminha para uma empresa especializada em reciclagem.

A empresa transforma o alumínio e o plástico dos blisters em madeira plástica, matéria-prima para fabricação de móveis urbanos e equipamentos adaptados. Uma parte desses produtos é revertida em doações de cadeiras de rodas para o HCFMB, beneficiando pacientes com mobilidade reduzida.

Ações internas da unidade beneficiam cães em situação de vulnerabilidade

Além dos blisters, o SAEI-DAM também realiza um trabalho interno de coleta de tampinhas plásticas, destinadas a uma iniciativa social coordenada pela Dra. Lenice do Rosário de Souza, diretora técnica do SAEI-DAM. Após a coleta de tampinhas de plástico doadas pelos pacientes e colaboradores, o material arrecadado é entregue a um pet shop parceiro da campanha, onde é reciclado e utilizado na confecção de casinhas para cães em situação de vulnerabilidade.

“A continuidade dessas campanhas reforçam que pequenas ações coletivas são capazes de gerar impactos profundos no meio ambiente e na vida das pessoas e animais da nossa comunidade. Além de promover a reciclagem correta, estamos transformando resíduos em oportunidades de mobilidade e acolhimento”, destaca Aline Franco, farmacêutica do SAEI-DAM.

A equipe da unidade convida toda a população que frequenta o serviço a colaborar com essas iniciativas simples, mas de grandes alcances sociais e ambientais.

Como participar

Para contribuir, basta separar e entregar as cartelas vazias de medicamentos no ponto de coleta dentro do SAEI-DAM e as tampinhas plásticas diretamente para a equipe localizada na farmácia da unidade. Cada gesto faz diferença na construção de um ambiente mais sustentável e solidário.