137

Evento em Botucatu promove jornada para discutir o envelhecimento das pessoas vivendo com HIV/AIDS

- Cadastrada em: 28/11/2023 por Reginaldo Viana

Evento em Botucatu promove jornada para discutir o envelhecimento das pessoas vivendo com HIV/AIDS

O Serviço de Ambulatórios Especializados (SAE) de Infectologia "Domingos Alves Meira", administrado e mantido pela Famesp, em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e Hospital das clínicas de Botucatu, realiza a 2ª Jornada Multiprofissional “Envelhecimento das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS”, nesta  quarta-feira 29 de novembro,

A jornada visa iniciar as comemorações do dia 1º de dezembro, o qual é o Dia Mundial da Luta contra o HIV/AIDS. A 1ª jornada realizada o ano passado teve como foco à saúde global das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

E para este ano o tema da 2ª Jornada Multiprofissional é “Envelhecimento das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS”. Após o advento da terapia antirretroviral os pacientes com HIV estão tendo maior expectativa de vida, e passaram consequentemente a ter mais comorbidades, assim como a população em geral.

A proposta da jornada também pretende discutir sobre ações para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes idosos por meio de trocas de experiências, novos conhecimentos e promover consequentemente a educação continuada.

A unidade atende os pacientes de forma multiprofissional, humanizada e acolhedora. O atendimento humanizado auxilia na adesão dos pacientes ao tratamento, e faz com que o paciente alcance a carga viral indetectável, ou seja, não transmita o vírus.

Confira a programação

12h30- 13h00 Recepção

Lista de Presença e Welcome Coffee.

13h00- 13h30 - Abertura

Representantes da FAMESP. HC/FMB, FMB e programa

Municipal de IST/Aids.

13h30- 14h00 - Farmácin Polifarmácia das PVHAidosas

Dra Simone Furtado dos Santos (CTA - BH/MG) - Farmacêutica

14h00 - 14h30 - Cuidado nutricional das PVHA idosas

Dra Livia Bertazzo Sacilotto Nutricionista

14h30- 15h00 - PVHIV 50 e mais: Atenção e serviços especializados e cuidados nos serviços especializados

Marisa Fumiko Nakae- CRT/SP- Psicóloga

15h10- 15h30 - Coffee Breal

15h30- 16h00 - Adesão do paciente idoso com HIV

Dra Eduarda Jardim

16h00 - 16h30 - Práticas integrativas nos idosos com HIV

Rejane Marques- Terapeuta Ocupacional SAEI-DAM

16h30 – 17h00 Visão do Infectologista no acompanhem-no dos idosos com HIV/AIDS

Dra Lenice do Rosário de Souza FMB UNESP- SAEI-DAM

A 2ª JORNADA MULTIPROFISSIONALENVELHECIMENTO DAS PESSOAS Vivendo com HIV/Aids acontece amanhã dia 29 de novembro de 2023, 12h30 às 17h00 // Local Salão Nobre da FMB/UNESP Botucatu/SP

Inscrições: 1 kg de alimento não perecível