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Visando fortalecimento da cultura de qualidade, Hospital de Base realiza IV edição de evento sobre o tema

- Cadastrada em: 29/11/2022, Ronaldo Diegoli, ACI-Famesp

Com a constante revisão e renovação de processos, o Hospital de Base de Bauru (HBB) vem consolidando suas ações na busca por melhoria contínua. "É o caminho para a qualidade, temos que ter esse conceito de melhoria enraizado em nossas rotinas e atividades diárias, é a nossa marca", aponta Antonio Rugolo Jr., presidente da Famesp, fundação que está à frente da gestão do HBB desde 2013. A importância atribuída à área de Qualidade na saúde culminou com a criação de uma comissão específica no final de 2014 para acompanhar os inúmeros processos desenvolvidos na instituição.

O "IV Evento da Qualidade do HBB | Famesp | 2022", com a temática mundial "Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa", acontece nesta quarta-feira, 30, das 8h às 17h, e visa fomentar a cultura de qualidade na área da saúde e nos processos de trabalho das equipes do hospital. A programação desta 4ª edição do evento, preparada pela Comissão de Qualidade, é voltada aos funcionários e pacientes com atendimento agendado na unidade, bem como seus acompanhantes. Além de diversas palestras relacionadas ao tema, com especialistas renomados em suas áreas de atuação, também haverá distribuição de mimos para os pacientes que receberem alta durante a realização do evento, exposição de trabalhos de funcionários da unidade, campanha de arrecadação de brinquedos para o Natal.

Compromisso

O HBB está perto de completar 10 anos de gestão Famesp, e a diretora administrativa da unidade, Roberta Fiuza Ramos, relembra grandes avanços conquistados. "Valorizamos muito a qualidade, pois na saúde, jamais podemos usar a máxima 'a pressa é inimiga da perfeição', e é aí que a qualidade torna-se compromisso fundamental de qualquer unidade de saúde", afirma. "Nos atendimentos aos pacientes mais urgentes, os processos e protocolos precisam ser muito bem definidos e seguidos à risca pelas equipes de saúde envolvidas, com auxílio de capacitações, e a comissão de Qualidade, em conjunto com outros setores, está sempre atenta a essa necessidade", justifica. Ramos cita a implantação da linha de cuidados do AVC, em 2017, como um avanço extremamente importante, pois foi quando conseguimos reduzir o período de internação de 12 para 6 dias de pacientes acometidos pelo AVC", destaca. O Serviço de AVC conquistou por nove vezes o prêmio ESO Angels Awards, criado para reconhecer e homenagear equipes e indivíduos comprometidos com a melhoria da qualidade na prática de AVC e estabelecer uma cultura de monitoramento contínuo.

Dinâmicas

Durante o evento, o Hospital de Base lançará várias ações relacionadas. Um dos pontos altos será a Caixa Itinerante da Qualidade que transitará entre os setores. "É uma das dinâmicas que faremos exclusivamente com os colaboradores durante o evento, com uma mensagem impactante para reflexão, e que está relacionada diretamente à consolidação da cultura da qualidade", explica Leonardo Henrique Satiro Catani, presidente da Comissão da Qualidade do HBB. Haverá ainda um mural que acompanha a caixa no rodízio entre setores, exposição de pôsteres de melhorias internas no 1º andar, varal da qualidade para receber mensagens relacionadas ao tema, apresentação de vídeos com fotos e frases temáticas feitas por colaboradores, homenagens e entrega de certificados para participantes do documentário de 70 anos da instituição, implantação de um programa baseado na metodologia dos "5S" focada no aumento da produtividade com qualidade.

Dinâmica direcionada a colaboradores, a "Caixa Itinerante" é uma das ações que visa fortalecimento da cultura da qualidade hospitalar

Selo de Qualidade

Em busca do selo de acreditação em qualidade do CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar), programa mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM), o Hospital de Base se prepara para uma visita de auditores em janeiro de 2023. Na visão de Leonardo Catani, “a obtenção do selo consolidará o trabalho de todos esses anos da gestão Famesp, iniciada em 2013, evidenciando que estamos no caminho certo para a melhoria contínua e excelência em nossos processos”. A diretora da unidade, Roberta Ramos, diz que receber este selo vai muito além do que conquistar um título. “É mais uma prova de que temos uma equipe atenta aos processos e comprometida com o resultados, por isso os colaboradores estão ansiosos e se dedicando por essa conquista”.

Linha do tempo da Qualidade

A renovação da unidade começou em 2013, logo após o início da gestão Famesp, com melhorias estruturais, além de ter iniciado capacitação de pessoal, com mais de 200 cursos oferecidos somente em 2014, e incremento em ensino e pesquisa. Entre 2013 e 2014 foram investidos R$5mi em reformas, instalações e aquisição de equipamentos. E o Hospital saiu dos críticos 60 leitos existentes até o final de 2012 para os atuais 141 leitos de internação clínica e cirúrgica, além de 28 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

2014
O HBB recebe investimentos para aquisição de equipamentos e revitalização predial e inicia mudanças de protocolos assistenciais.
É criada a Comissão de Qualidade do HBB, com o objetivo de disseminar os conhecimentos de qualidade hospitalar em todas as áreas, incorporando a cultura pela melhoria contínua nos processos da unidade.

2017
Abril - Ocorre a implantação do componente hospitalar da linha de cuidado do AVC e da enfermaria de neurologia e por meio de protocolo estabelecido pelo município e o Departamento Regional de Saúde (DRS-6), o SAMU passa a regular o acesso direto desses pacientes ao Hospital de Base. Até o fim de 2017, o protocolo reduziu pela metade o tempo de internação dos pacientes vítimas de acidente vascular cerebral e as taxas de mortalidade após 24 horas sob cuidados médicos.

2018
Julho - Foi consolidada a Comissão do Sistema de Gestão da Qualidade.
Setembro - O Hospital de Base participa do Congresso do CQH e recebe premiações.

2019
Setembro > O Hospital de Base participa do Congresso do CQH e recebe premiações.
Novembro - HBB lança o I Evento da Qualidade.
Dezembro - A Pesquisa de Satisfação do Usuário aplicada de forma inédita durante a alta hospitalar sobre a estrutura de hotelaria do Hospital apresenta 88% de aprovação. Resultado foi obtido, pela primeira vez, sete anos após início da gestão Famesp e de todas as ações de melhorias do serviço.

2021
Julho - Hospital de Base de Bauru lança o Painel do Elogio para seus funcionários. Os elogios são retirados das seguintes fontes: Pesquisas de Satisfação de Hotelaria, SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), SAF (Serviço de Atendimento ao Funcionário) e Pesquisa de Satisfação dos Doadores de Sangue.
Setembro > Hospital de Base de Bauru conquista o sétimo prêmio "Angels Diamond" na qualidade da assistência prestada ao paciente com AVC Agudo.

Confira abaixo a programação completa: