139

Famesp e TV Unesp fazem parceria para exibição de programas de saúde

- Cadastrada em: 05/09/2021, Ronaldo Diegoli, ACI-Famesp
Reginaldo Viana, Dr. Antonio Rugolo Junior e Francisco Machado Filho durante visita às instalações da TV Unesp após assinatura do acordo | Crédito: TV Unesp
Por meio de um acordo que acaba de ser firmado entre a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) e a TV Unesp Bauru, dois dos materiais jornalísticos produzidos pela TV Famesp, o "Famesp Notícias" e o "Famesp Entrevista", que reúnem reportagens, entrevistas sobre temas de saúde, matérias, entre outros produtos audiovisuais, agora vão fazer parte da programação da TV Unesp, emissora universitária que realiza transmissões em sinal aberto, pelo canal 46.1 (digital), e nos canais da operadora NET, 018 ou 518, em Bauru, e 013 em Botucatu. Até então, os programas eram transmitidos apenas de forma online no canal do YouTube da Famesp.
 
As produções da TV Famesp contam com fontes que são, prioritariamente, profissionais da saúde das equipes médica, de enfermagem e multiprofissional das unidades estaduais sob gestão da Famesp, e que em razão do alto conhecimento técnico que possuem nas diversas especialidades da área da saúde, proporcionam, por intermédio dos jornalistas responsáveis, materiais importantes para a população, seja na promoção da saúde, na prestação de serviços e na conscientização para temas relevantes na área. Com a abertura de um espaço na grade de programas, a TV Unesp passa a oferecer aos telespectadores informação qualificada em saúde, além de dinamizar o conteúdo das produções exibidas no canal.
 
Na avaliação do presidente da Famesp, Antonio Rugolo Junior, a parceria vai permitir que as ações desenvolvidas em cada unidade da Famesp tenham maior visibilidade. "Isso garante maior transparência em nosso trabalho, é uma grande oportunidade que a TV Unesp está nos proporcionando, pois temos material muito interessante, educativo, que pode ser melhor explorado nesta parceria e terá maior audiência na comunidade", afirma.
 
A formalização da parceria foi realizada na sede da TV Unesp, em Bauru, e contou com as presenças do presidente da Famesp, Antonio Rugolo Junior, jornalista Reginaldo Viana que integra a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp, responsável pelas produções audiovisuais da instituição, e professor Francisco Machado Filho, do diretor da TV Unesp, que após assinatura do acordo apresentou as instalações da emissora aos representantes da Famesp. "Nessa época de pandemia, vimos como é importante os veículos de comunicação divulgarem as informações de saúde dos profissionais dos hospitais...É importante que a população esteja cada vez mais informada nesse período tão conturbado e complicado que estamos vivendo", pontua o professor Machado Filho. 
 
O programa "Famesp Notícias" traz conteúdos mais dinâmicos e mostra aos telespectadores o dia-a-dia das unidades estaduais de saúde, entre outras possibilidades como campanhas e novos serviços, destaca Reginaldo Viana. "É um programa que também permite grandes reportagens, aquelas mais elaboradas", complementa. Já o "Famesp Entrevista" dá voz aos profissionais das diversas áreas da saúde. "O médico pode falar sobre ações na sua especialidade, levando conhecimento para a população cuidar melhor da saúde e orientando sobre tratamentos, caminhos para atendimento em campanhas", exemplifica o jornalista. Os profissionais que colaboram como fontes de informação para elaboração desses programas televisivos trabalham em Bauru, no Hospital Estadual de Bauru, Hospital de Base de Bauru, na Maternidade Santa Isabel, nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Bauru, Itapetininga e Tupã, no Hospital Campanha Bauru, e em Botucatu, no Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Botucatu, Hospital das Clínicas da FMB e Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia "Domingos Alves Meira" - SAEI-DAM, unidades que estão sob gestão da Famesp.
 
Confira a matéria da TV Unesp sobre a parceria: