2724

Lacre Solidário une reciclagem e solidariedade

Cadastrada em: 03/02/2021, ACI-Famesp

     

Numa parceria com a APAE Bauru, o Hospital de Base acaba de lançar entre seus colaboradores o Projeto Lacre Solidário. A iniciativa é das Comissões de Humanização e de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do HBB e tem como objetivo mobilizar os colaboradores do hospital a doarem lacres de alumínio. A arrecadação desses lacres proporcionará a aquisição de cadeiras de roda - um dos dispositivos que promove mais autonomia e locomoção de pessoas com deficiência de mobilidade. A cada 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacre é possível adquirir uma cadeira de rodas.

Para os idealizadores do Projeto, minimizar o impacto ambiental gerado pela produção e consumo de latas de alumínio, incentivando a reciclagem, e difundir a solidariedade entre a população interna do Hospital está entre as metas da proposta. "Também queremos estimular a conscientização de que juntos somos mais fortes frente aos valores sociais", destaca Aristides Junior, da equipe do HBB. "E claro, como ação prática, poderemos atender pessoas que necessitam de dispositivos como uma cadeira de rodas para terem mais mobilidade e independência", conclui. 

O projeto foi lançado oficialmente no dia 1o. de fevereiro e contou com a presença de membros das comissões idealizadoras e da diretoria do HBB e de representantes da APAE.  Para a diretora administrativa do HBB, Mônica Hamai, "o projeto simboliza dois conceitos: reciclagem de materiais e o benefício revertido ao paciente, promovendo maior autonomia e devolvendo um pouco mais de dignidade ao usuário". 

"O projeto do Lacre Solidário dá mais visibilidade às pessoas com deficiência. E esse é um dos papeis sociais da Apae. A cadeira de rodas é um dos dispositivos que promove mais autonomia e locomoção no lugar onde o usuário de encontra, seja dentro da Apae, na casa dele ou em qualquer outro ambiente", esclarece a gerente de saúde da Apae de Bauru, Luci de Paula. 

O projeto conta com a parceira da empresa bauruense Alemão Sucata e Reciclagens, que receberá da APAE Bauru os lacres arrecadados no Hospital de Base.


COMO VOCÊ PODE AJUDAR? 

Basta se lembrar dessa iniciativa ao consumir uma latinha com lacre de alumínio e identificar um dos postos de arrecadação para depositar a sua doação. Hoje, são seis recipientes instalados em locais estratégicos do HBB, devidamente sinalizados: Hemonúcleo, Hemodiálise, 3o. andar, Lanchonete, Oftalmologia e Portaria 3. 

🎥CONTEÚDO RELACIONADO
Confira vídeo informativo sobre o Projeto Lacre Solidário e colabore. 


VEJA TAMBÉM ÁLBUM DO LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA
📸Clique aqui.