321

AME Itapetininga faz ações de combate ao diabetes

- Cadastrada em: 13/11/2020, Ronaldo Diegoli, Assessoria de Comunicação e Imprensa Famesp
O garoto Samuel Oliveira, passa por atendimento com a endocrinologista e gerente médica do AME Itapetininga, Marília Rios

A enfermeira Heloysa dá dicas de prevenção do diabetes para pacientes e acompanhantes na sala de espera do AME

"Cuide bem da sua alimentação e visite o médico" é o recado que o garoto Samuel Sales de Oliveira, de apenas 10 anos, manda no Dia Mundial de Combate ao Diabetes, durante a ação promovida pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapetininga nesta sexta-feira, 13. A unidade estadual de saúde sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) amanheceu toda decorada em tons azuis, com arcos de bexigas, e os pacientes e acompanhantes que passaram por lá ouviram informações e dicas importantes sobre prevenção e alimentação adequada. Os ensinamentos são da enfermeira da assistência do ambulatório, Heloysa Fuentes da Silva.

 

Tudo isso porque neste dia 14 de novembro comemora-se o "Dia Mundial do diabetes", data estabelecida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela a Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a conscientização a respeito desse mal, principalmente em relação a sua prevenção e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 250 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. Os números assustam e ajudam a avaliar o tamanho do desafio para combater essa doença. "Esse ano o tema central, definido pela International Diabetes Federation e seguido por todas as afiliadas no mundo, faz uma homenagem aos enfermeiros" lembra a endocrinologista e gerente médica do AME Itapetininga, Marília Orsi Rosa da Silva Rios. Por serem os profissionais de saúde na linha de frente para a Covid-19, "os enfermeiros têm feito a diferença" avalia.

E vale lembrar que a decoração azul também está relacionada à adesão do AME Itapetininga ao Novembro Azul, campanha que busca conscientizar os homens a cuidarem da saúde, especialmente na prevenção quanto ao câncer de próstata. 

Prevenção

A maior parte dos casos de diabetes está ligada a fatores comportamentais e estilo de vida, e é, portanto, passível de prevenção. "A obesidade e o excesso de peso são os principais fatores de risco para diabetes tipo 2, que afeta de 90 a 95% das pessoas com diabetes" destaca a endocrinologista Marília Rios.

Dicas importantes para prevenir o diabetes tipo 2:

  • Manter o peso saudável
  • Ter um estilo de vida baseado em uma alimentação saudável;
  • Praticar atividade física regularmente, são  

Já nos casos do diabetes tipo 1 o organismo tem uma dificuldade na produção de insulina. "Este tipo de diabetes representa de 5% a 10% dos casos da doença, e é resultado da destruição das células beta do pâncreas, com consequente deficiência de insulina. Na maior parte dos casos, a destruição das células beta é causada por autoimunidade", explica Rios. É preciso ter atenção aos sintomas. "A falta de insulina faz com que de uma hora para outra a criança passe a urinar muito, a beber muita água, sente-se mal, tem turvação visual e emagrece rapidamente, e percebendo os sintomas, os pais devem encaminhá-la a um médico sem demora", orienta a endocrinologista.

Controle do Diabetes

É fundamental que pessoas que já têm diabetes façam um controle adequado da doença, de acordo com Rios. "Manter um nível de glicose adequado no sangue é muito importante  para prevenir ou retardar complicações crônicas como a cegueira, neuropatia, doença renal ou insuficiência vascular periférica, que podem conduzir a amputações de membros, entre outras sequelas", alerta.