1329

Pacientes e acompanhantes do AME Bauru ganham Casinha Literária 

- Cadastrada em: 16/10/2020, Janice Sato e Ronaldo Diegoli, Assessoria de Comunicação e Imprensa Famesp

Projeto do Lions Clube beneficia usuários da unidade estadual de saúde e incentiva a leitura

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Bauru, sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), agora conta com uma Casinha Literária entregue pelo Lions Clube Bauru Estoril nesta sexta, 16/10, para que pacientes e acompanhantes possam fazer uma boa leitura durante sua permanência ou até mesmo levar o livro para casa. Esta é a 8ª unidade do projeto instalada na cidade de Bauru pela entidade.

“A leitura é um exercício da mente. O objetivo de disponibilizar as Casinhas Literárias é incentivar a leitura como recurso acessível e prazeroso para as pessoas, especialmente para que os pacientes e acompanhantes possam aproveitar o tempo de espera para ler um livro, revista ou gibi", destaca a presidente do Lions Clube Bauru Estoril, Miriam Pereira Marinello. As casinhas, feitas com material impermeável, resistente à chuva, são viabilizadas por meio de patrocínios vindos de empresas de Bauru.  Cada uma tem capacidade para 60 itens e são abastecidas e renovadas periodicamente por meio de campanhas de arrecadação de materiais promovidas pela entidade. 

Por ocasião do "mês das crianças", durante a cerimônia de lançamento da Casinha Literária, os representantes do Lions entregaram 60 caixas de lápis de cor e cartilhas sobre o novo coronavírus para que as crianças que passarem pela sala de espera do ambulatório possam ler a história, pintar e aprender medidas de prevenção da Covid-19 de maneira lúdica. Eduardo de 9 anos foi o primeiro a ser contemplado com os gibis infantis e com a entrega do kit com cartilha e lápis de cor. Ele estava acompanhando a consulta da irmã no ambulatório junto com a mãe, Ismênia Alcassa. A família é de Bauru. Participaram a equipe do AME Bauru junto com Mirian Pereira Marinello, Fernando Marinello, Kássia Fioravante e Jaqueline Millen Miranda, representantes do Lions, além de Caroline Campos e Vivianne Cardoso, ambas do grupo de comunicadores bauruenses responsável pela criação da cartilha que leva o selo do Hospital Estadual de Bauru. 

O Lions Clube Bauru Estoril conseguiu também custear a impressão de 5 mil cartilhas de conscientização sobre a Covid-19 para distribuição aos pequenos também em outras unidades de saúde sob gestão da Famesp. 

O Lions já instalou 7 casinhas em locais públicos de Bauru, como na Estação Ferroviária, Bosque da Comunidade, Hospital Estadual, Maternidade Santa Isabel, entre outros. Cada casinha tem capacidade de abrigar até 60 livros.
 
Sonoras para download:
 
Fernanda Rosa, gerente de enfermagem do AME Bauru
 
Miriam Marinello, presidente do Lions Clube Bauru Estoril 

Caroline Campos, roteirista

Vivianne Cardoso, jornalista e idealizadora da Cartilha