1680

Em campanha pré-carnaval, Hemonúcleo do Hospital de Base e Rotary mobilizam doadores de sangue

- Cadastrada em: 17/02/2020, ACI-Famesp

O feriado de Carnaval, apesar de trazer alegrias e muita festa, é visto também como um período crítico em relação ao estoque de bolsas de sangue pelo Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru, sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp). Por conta disso, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, a unidade contará mais uma vez com a campanha de incentivo à doação de sangue e de cadastro de medula óssea do Rotary Club Vitória Régia de Bauru para melhorar as quantidades de bolsas de sangue disponíveis.

Historicamente, o número de doadores de sangue que comparecem à unidade, nesses dias de folia, é bem menor que em semanas normais. E todos os anos, voluntariamente, os membros do Rotary Club Vitória Régia de Bauru se antecipam e trazem sua campanha de incentivo à doação, que não busca apenas a regularização dos estoques, que estão em baixa, mas também ressaltar a importância do cadastro para doação de medula óssea na unidade. “O Rotary Club nos procurou em 2011 com a finalidade de comemorar seu aniversário, realizando esta campanha, o que vem se repetindo todos os anos desde então, principalmente por ser um período com queda no número de doadores, por conta do feriado prolongado e das viagens, e essa campanha tem sido imprescindível para manter os estoques e aumentar o número de cadastros de medula óssea” explica Valéria Coltri, assistente social do Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru. No momento, o tipo de sangue que está com nível mais crítico é o A negativo, com apenas 27 bolsas, quando o necessário são 40 unidades. “Mas precisamos de doações de todos os tipos” enfatiza.

Para doar sangue é preciso:

• Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com o responsável) e a primeira doação deve ser feita até 60 anos;
• Ter peso igual ou superior a 50 kg;
• Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Cadastramento para eventual doação de medula óssea
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas, por isso, todos podem ajudar. Basta se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) e se candidatar a uma futura doação de medula, para o caso de surgir algum paciente com esta necessidade, com sangue compatível para o transplante. Sempre que isso acontece, o possível doador é consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas. Saiba mais acessando o site do REDOME http://redome.inca.gov.br/.

No Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru, o voluntário à doação de medula óssea irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Para fazer o cadastro é necessário apresentar a cédula de identidade, CPF e cartão nacional do SUS, ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde.

A campanha será de 17 a 21 de fevereiro, com atendimento das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30. Para recepcionar os doadores, no dia 19/02, quarta-feira, o Rotary irá preparar um lanche especial aos doadores de sangue voluntários.

O Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru fica na rua Monsenhor Claro, n. 8-88. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e 13h às 15h30. O telefone para contato é (14) 3231-4771.
_____________________________________________
Ronaldo Diegoli | equipe ACI-Famesp