6299

Estoque do Hemonúcleo do Hospital de Base atinge nível crítico e precisa de doações de sangue

- Cadastrada em: 01/09/2020, Ronaldo Diegoli, ACI-Famesp

O estoque de bolsas de sangue do Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru (HBB) inicia o mês de setembro de 2020 em nível crítico, com queda de mais de 60% em relação ao mesmo período do ano passado. Em alerta, a unidade estadual de saúde sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) e que atende Bauru e outras 9 cidades da região solicita que as pessoas em condições venham o quanto antes fazer a doação, para normalizar a situação. Pacientes que fazem tratamento oncológico, acidentados, que passam por cirurgias ou tratam de doeças como anemias dependem de grandes quantidades de sangue em estoque.

De acordo com a assistente social responsável pelo serviço, Valeria Coltri, hoje o estoque conta com apenas 234 bolsas, número que em 2019 era de 650 em igual período. "Estamos com estoque muito crítico para todos os tipos sanguíneos e o tipo mais utilizado, que é o O+, tem apenas 75 bolsas, quando o ideal seria mais ou menos 150 bolsas, então estão todos em queda, muito baixo nosso estoque" alerta. Vale lembrar que o Hemonúcleo adota todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde quanto à adequação do local para atendimentos dos doadores de forma segura durante a pandemia e quem preferir pode agendar a doação pelo telefone 14 3231-4771. "O ambiente é totalmente higienizado, antes e após o uso do doador, e temos verificação da temperatura e álcool em gel em todos os ambientes" complementa.

Esse ano, o número de doadores vem caindo gradativamente, desde a confirmação de casos de Covid-19 no Brasil. Em março, o Hemonúcleo contou com 1.426 coletas de sangue porque houve uma campanha da igreja Universal que intensificou o movimento de doadores. Em abril, foram 1.091 coletas de sangue. E, em maio, apenas 897. Agora o estoque tem apenas 234 bolsas e precisa de mais doações.

Para doar sangue é preciso:

  • Ter 16 anos;
  • Ter peso igual ou superior a 50 kg;
  • Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

SERVIÇO:

O Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru fica na rua Monsenhor Claro, n. 8-88. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30. O telefone para contato é (14) 3231-4771. Para minimizar os riscos de contaminação pelo Coronavírus (Covid-19), a unidade oferece a opção de agendamento para doação de sangue, que pode ser realizado pelo mesmo telefone, no horário de atendimento.

NÚMEROS SOBRE DOAÇÕES DE SANGUE:

O que ainda falta para os brasileiros doarem mais sangue? Dados da ONU apontam que o Brasil, apesar de coletar o maior volume em termos absolutos na América Latina, doa proporcionalmente menos do que outros países da região, como Argentina, Uruguai ou Cuba. Quando se analisa a totalidade de doações no continente americano, o país também fica atrás de Estados Unidos e Canadá.

Uma das medidas para incentivar a doação de sangue veio com a Campanha Nacional Junho Vermelho, em que os hemonúcleos se preparam para incentivar o ato. Nesse período de medidas sanitárias por conta da covid-19, existem alguns critérios a serem seguidos como orienta

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%. A doação é tão importante que ajuda a salvar vidas.

Sonoras - Valeria Coltri - assistente social do Hemonúcleo de Bauru

Adequações para atender na pandemia

Estoque muito baixo

Grande demanda e procedimentos que necessitam de bolsas